A Edições Barbatana deseja apressar-se lentamente. Criada no final de 2015, é a iniciativa de dois amigos — o editor Paulo Verano e a designer Angela Mendes — que se conhecem há mais de 20 anos e, enquanto foram construindo sua carreira no mercado editorial, sempre desejaram publicar livros juntos.
Os livros da Barbatana seguem duas linhas que se comunicam com liberdade — a pesquisa editorial e a experimentação gráfica — e trazem de tudo um pouco: textos de ficção e de não ficção para crianças e para adultos, tanto de autores e ilustradores conhecidos, como de jovens artistas até então inéditos ou pouco publicados. A revelação de talentos está, ao lado do garimpo de clássicos e da experimentação editorial e gráfica, na base de nossa locomoção.
Nossa estreia aconteceu em maio de 2016, com o livro sanfonado Memórias de uma girafa, de Clarice Verano, Paulo Verano e Kevelyn Oliveira, obra presente no catálogo da FNLIJ para a Feira do Livro Infantil de Bolonha 2017. Caderno alado (2017), de Cristina Porto, A história do senhor Jeremias Pescador (2018), A história de Pedro Coelho (2017) e A história do esquilo Nutkin (2016), de Beatrix Potter, e A pequena Alice (2017), de Lewis Carroll, receberam distinções Altamente Recomendável FNLIJ e Seleção Básica FNLIJ.
Dos livros para crianças, destacam-se o também sanfonado Era uma vez outra vez (2017), de Edith Chacon e Priscilla Ballarin, e Milhões de gatos, de Wanda Gág, de 1928, considerado um dos 100 melhores picturebooks de todos os tempos pela prestigiada revista acadêmica School Library Journal (SLJ), lançado pela primeira vez no Brasil pela Barbatana, em 2018, e agraciado com o selo Altamente Recomendável da FNLIJ em 2019.
Entre os livros adultos, destacam-se clássicos como Punk (2018), de Antonio Bivar, e O corvo (2018),  de Edgar Allan Poe, em edição artesanal que contém litografias de Édouard Manet, tradução de Fernando Pessoa e posfácio de Paulo Leminski.
Com atuação híbrida entre feiras, como a Miolo(s), e livrarias (como a Banca Tatuí, Martins Fonts Paulista, NoveSete, Livraria da Travessa, entre várias outras), muitos dos livros da Barbatana foram incluídos em clubes do livro, como Leiturinha, Quindim e A Taba, e em programas governamentais, como Minha Biblioteca 2018 e 2019.

Sobre nós:

Angela Mendes
é formada em Artes Plásticas pela ECA-USP e atua como designer há mais de 20 anos, tendo realizado projetos gráficos para diversas editoras brasileiras. É professora de Produção Gráfica na Escola Técnica Albert Einstein, de São Paulo.

Paulo Verano é editor de livros e professor universitário. Formado em Editoração, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde leciona no curso de graduação em Editoração. É professor no MBA em Book Publishing da Casa Educação e na pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Já atuou em diversas editoras brasileiras e multinacionais, das quais destacam-se sua atuação como diretor editorial no Grupo Planeta (2006-2011) e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos no Grupo Somos Educação (2014-2015).

Entre em contato conosco:
 
www.edicoesbarbatana.com.br
www.facebook.com/edicoesbarbatana
www.instagram.com/edicoesbarbatana
edicoesbarbatana@gmail.com

Fotos: José Cordeiro, exceto internas do livro Memórias de uma girafa, por Kevelyn Oliveira.