O livro do riso (Denise Gonçalves)

R$ 58,00
. Comprar  

Textos, ilustrações e projeto gráfico de Denise Gonçalves

Brochura, formato 20 x 25 cm, 64 páginas coloridas

Inclui QR-Code

Papel offset 150 g/m2

Edições Barbatana, 2024

ISBN 978-65-88766-34-7

Barbatana#46

 

1a edição: outubro 2024

Tiragem: 1.000 exemplares

 

UM LIVRO DESINFORMATIVO DE DENISE GONÇALVES.

 

A AUTORA ADVERTE: O RISO É ALTAMENTE TRANSMISSÍVEL, INCURÁVEL E SEM REMÉDIO.

 

Livros informativos são aqueles que, com maior ou menor grau de objetividade, didatismo, ludicidade e invenção, são feitos para informar. Com O Livro do Riso, os editores da Barbatana acreditam que a autora Denise Gonçalves inaugura talvez um gênero: o gênero dos livros desinformativos, em que ficção e não ficção andam sempre lado a lado, nos desconcertando, divertindo e… informando! E isso não é fake news.

 

O riso é um gesto universal, comum a todas as idades, culturas, classes sociais e épocas. Rir é um ato tão comum e quase não paramos para refletir: o que acontece com o nosso corpo quando rimos? Existe somente um tipo de riso? Os animais também riem? Sobre as possíveis respostas, cientistas de todo o mundo concordam: pesquisas sobre o riso são complexas com hipóteses difíceis de serem comprovadas.

 

Conclusão: o riso é um assunto que escapa, escorrega, não está preso em laboratórios e segue incontrolável pelo mundo. Isso podemos provar.

 

O Livro do Riso é uma obra de fricção. Tratado em forma de almanaque delicioso, enfartamente engraçado e ilustrado, cheio de informações sérias, piadas, trocadilhos, coisas engraçadas e muito mais. Uma obra de fricção em que qualquer semelhança com nomes, pessoas, definições de enciclopédias, dicionários, tratados filosóficos, teorias, situações ou fatos comprovados na vida real terá sido mera coincidência. Ou não.

 

FAIXA ETÁRIA

 

Voltado a crianças de 8 a 108 anos.

 

SOBRE A AUTORA

 

DENISE GONÇALVES nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, em 1981. É bacharel em Comunicação Social (PUC-PR), mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e especialista em Ilustração Editorial (UC-Chile). Desde 2018 trabalha como ilustradora para editoras, meios de comunicação e instituições. Publicou Ulisses Sabe Escolher (com Fábio Monteiro e Catarina Costa, Editora Bonde Lê) e Terra de Cigarra (com Walter de Sousa, Editora Multiofício). Em 2022 estreou na literatura com Mulher do Interior (Editora Libertinagem) após ter autopublicado no mesmo ano Eu Queria Ser Você.

 

www.denisegoncalvesr.com

@.d.ilustra

 

O QUE O ORELHISTA PETER O SAGAE DISSE SOBRE O LIVRO?

 

“Minha avó Apolônia sabia que rir sempre fora o melhor remédio. Ela teve muitos filhos e netos. Prometeu que, ao morrer, deixaria a dentadura, rindo, para os herdeiros. Desconfio que ela ria da gente. Às vezes é preciso dessa sabedoria e muita informação. O riso merecia um tratado* e algumas piadas de brinde.

Tem gente que bateu as botas de tanto dar risada. Tem gente que explodiu porque

passou a vida sem dar um riso sequer. Mas rir é uma necessidade humana. Pode ser uma gargalhada, mas tem aquele riso discreto, a verdadeira arte de rir por dentro. Quantos crimes e amores foram cometidos vivamente por um pouco de humor? A dona do riso mais famoso do mundo, a Mona Lisa, até hoje está presa num famoso museu, o que comprova que rir é um legado para a posteridade.

E certo escritor italiano fez girar o mistério e uma série de assassinatos em torno do tema. Seu romance, se você não sabia, era para ser chamado O Nome do Riso, mas os editores resolveram trocar o título. Desde o tempo de Adão e Eva quem mais deu risadas com essas histórias foi... a serpente!

Para que os outros não vivam de rir às nossas custas, acredito que nosso próprio

riso mereça ser tratado... Quando querem descobrir a verdade, cientistas e ficcionistas riem.

Crianças também.”

 

* Tratado (do termo latino tractatu) é um estudo científico ou acadêmico, acredite ou não, uma piada bastante sistemática sobre determinado assunto.

 

PETER O SAGAE é involuntariamente uma pessoa engraçada. Também escreve, ilustra e pesquisa publicações para crianças. Pela Barbatana, publicou Coisa, Coisas (parceria com 2 no Telhado) e a tradução de A História da Senhora Tiggy Tipico, de Beatrix Potter.

 
• Código do produto: 974F9B
• Quantidade mínima: 1
Veja também