A história do senhor Jeremias Pescador (Beatrix Potter)

R$ 36,00
. Comprar  
Textos e ilustrações de Beatrix Potter
Tradução de Lalau
Brochura, formato 14 x 19 cm, 64 páginas
1a edição: Papel pólen soft 80 g/m2 (miolo), cartão triplex 250 g/m2(capa)
Adesivo aplicado na capa, com opções de ilustração, exemplares numerados
2a edição: Papel avena 90 g/m2 (miolo), cartão triplex 250 g/m(capa)
Edições Barbatana, 2018
ISBN 978-85-64155-21-3
Barbatana#16
1a edição: out. 2018
1a reimpressão: mar. 2019
2a edição: abr. 2019
2a reimpressão: fev. 2021

OBRA SELECIONADA PARA INTEGRAR O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE LIVROS 2021 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (SMESP).

OBRA INCLUÍDA NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE LIVROS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, EM FEVEREIRO DE 2021.

OBRA INCLUÍDA ENTRE OS "DESTAQUES EMÍLIA 2018" DE FICÇÃO PELA REVISTA EMÍLIA.

OBRA INCLUÍDA NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE LIVROS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, EM OUTUBRO DE 2019.

OBRA SELECIONADA PARA ACERVO BÁSICO FNLIJ ANO 2019 PRODUÇÃO 2018 NA CATEGORIA TRADUÇÃO ADAPTAÇÃO CRIANÇA.


Senhor Jeremias Pescador é um sapo muito simpático, que vive na beira de um lago repleto de peixinhos, peixões, plantas aquáticas e aventuras. Sua vontade era apenas pescar e servir um delicioso jantar a seus amigos: o vereador Ptolomeu Tartaruga e o senhor Isaac Newton Salamandra. Será que ele conseguiu?
Após acompanharmos as travessuras de Nutkin, protagonista de A história do esquilo Nutkin (1903), lançado pela Barbatana em novembro de 2016, e as aventuras de Pedro Coelho, o mais famoso personagem da escritora britânica Beatrix Potter (1866-1943), que publicamos em 2017, chegou a vez de conhecermos as trapalhadas de Jeremias Pescador.
Em primorosa tradução do escritor Lalau, a editora lança agora outro clássico de Miss Potter, A história do senhor Jeremias Pescador, livro publicado originalmente em 1906. Na opinião da escritora brasileira Ana Maria Machado, “Beatrix Potter é uma das vozes mais originais da literatura infantil”.
Nesta edição, o livro é editado do modo como a autora o imaginou, com as aquarelas em página inteira dialogando pausadamente com os textos, em formato pequeno para caber nas mãos das crianças — é a primeira vez que esse título é publicado no Brasil.
A publicação de A história do senhor Jeremias Pescador dá sequência à celebração dos 150 anos de nascimento de Beatrix Potter.
 
Faixa etária
 
Voltado a crianças em fase de alfabetização ou já alfabetizadas, entre 5 e 7 anos, o que não impede que a leitura também seja divertida e recomendada para crianças menores, que realizem a leitura dos textos e imagens compartilhada com um adulto. Ou mesmo para nós, que somos bem maiores!
 
Sobre a autora
 
Helen Beatrix Potter nasceu em nasceu em South Kensington, Middlesex (hoje Grande Londres), em 28 de julho de 1866, e morreu em 22 de dezembro de 1943, em Sawrey, Lancashire (hoje Cúmbria), também na Inglaterra.
Seu primeiro livro, A história de Pedro Coelho, foi publicado em 1902 pela editora britânica Frederick Warne & Co., após várias tentativas frustradas por diversas editoras da Inglaterra, tornando-se rapidamente um estrondoso sucesso, ao qual se seguiram mais de 20 livros que se tornariam clássicos da literatura infantil inglesa.
 
Sobre o tradutor
 
Lalau nasceu e reside em São Paulo, capital. Poeta e autor de mais de 50 livros para crianças, desde 1994 é parceiro literário da ilustradora Laurabeatriz.
Recebeu o selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para vários de seus livros.
 
Saiba mais sobre o livro
 
Passados 150 anos de seu nascimento, “Beatrix Potter é uma das vozes mais originais da literatura infantil, tendo realizado uma ruptura revolucionária ao tratar seus leitores sem condescendência nem qualquer vestígio de tatibitate ou concessão ao meloso”, como afirma a escritora Ana Maria Machado em seu livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo (Objetiva, 2002).
Como diz a importante escritora brasileira, “os animais na obra de Beatrix Potter são bem diferentes. Não são humanizados, embora vistam roupas. Mas comportam-se o tempo todo como os bichos que realmente são: a raposa quer comer a pata, o esquilo esquece onde enterrou as nozes para o inverno, o sapo que vai pescar quase é comido por um peixe grande, o coelho invade uma horta para roubar cenoura e por pouco não leva uma surra ou é apanhado para ir para a panela. O que encanta é justamente a ironia divertida que perpassa as histórias, obtida com esse contraste entre as encantadoras aquarelas da autora que pontuam quase cada frase (em livrinhos pequenos que cabem nas mãos infantis) e a absoluta recusa de qualquer sentimentalismo”.
Ler suas perturbadoras e atemporais histórias hoje, tão relevantes quanto quando as escreveu, há mais de cem anos, é um raro e prazeroso presente.
Tão imenso quanto apreciar suas lindas e detalhadas pinturas.

"A inglesa Helen Beatrix Potter, a partir do seu primeiro livro: A história de Pedro Coelho, publicado em 1902, teve uma longa trajetória nos clássicos da literatura infantil. A história do senhor Jeremias Pescador, datado de 1906 confere a mesma excelência de suas publicações. De forma muito divertida e irônica, marcas de suas narrativas, a história conta sobre um sapo, chamado Jeremias, que se envolve numa pescaria com a intenção de servir peixe no jantar que vai oferecer para seus dois convidados: senhor Isaac Newton Salamandra e o vereador Ptolomeu Tartaruga.
Muito atrapalhado, Jeremias se depara com confusões e surgem muitas surpresas durante a pescaria. Neste formato irônico e leve tratado pela autora, ela mostra que nos contratempos da vida acabamos sempre dando um jeito para resolver a situação.
Sua ilustração feita em aquarela traz uma beleza que lembram a das fábulas e contos de fadas. Os traços delicados registram sensibilidade e riqueza de detalhes. Considerando a época em que viveu, a Era Vitoriana, a autora traz na sua narrativa um texto original e descontraído marcado por leveza e desprovido de qualquer formalidade que esse tempo retratava. Um clássico que não perde seu valor em qualquer época."
(Lícia Breim. Destaques Emília 2018, p. 33. Disponível em: http://revistaemilia.com.br/wp-content/uploads/2019/11/emilia-destaque-2018_FINAL.pdf)

Onde encontrar

Banca Curva
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340, Vila Buarque, São Paulo, SP
 
Banca Tatuí
Rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília, São Paulo, SP

Casa Plana
Rua Fradique Coutinho, 1139, Vila Madalena, Sâo Paulo, SP

Don Quixote Livraria
Avenida Rio Branco, 1083. Praia do Canto, Vitória, ES

Livraria Barbante
Rua Saldanha Marinho, 1220, Centro, Curitiba, PR

Livraria Martins Fontes Paulista
Avenida Paulista, 509, Jardim Paulista, São Paulo, SP

Livraria NoveSete
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo, SP

Amazon
http://a.co/d/cT4WRfr

Saiu na imprensa

Aryane Cararo, #Por Dentro - Literatura Infantil, Revista Crescer. Uma autora de coragem. N. 303, fev. 2019, p. 22.
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 608149
• Quantidade mínima: 1
Veja também