A cidade das dobraduras

R$ 40,00
. Comprar  
Texto de Tereza Yamashita
Ilustrações de Teo Adorno
Lombada canoa, formato 20 x 25 cm, 40 páginas
papel offset 120 g/m2 (miolo), cartão duplex 240 g/m2 (capa)
 
Edições Barbatana, 2018
ISBN 978-85-64155-20-6
Barbatana#15
1a edição: set. 2018
 
Quer conhecer uma cidade mágica, no deserto, feita de fantasia e origamis?
Primeiro precisaremos descobrir um caminho para ela, porque ninguém sabe onde fica, nem onde começa ou termina.
Quer vir com a gente? Então, faça sua mochila e se prepare para nunca mais voltar.
A cidade das dobraduras fala de uma cidade que acolhe pessoas do mundo todo! Essa história sobre origami, ecologia e sustentabilidade é uma homenagem poética ao maravilhoso livro As cidades invisíveis, do escritor italiano Italo Calvino.
Se você ficou curioso ou curiosa e quer conhecer essa cidade, faça o seguinte:
“Dobre um tsuru que bate as asas.
Feche lentamente os olhos.
Sinta o frescor do vento em seu rosto.
Aspire o cheiro da natureza.
Solte a ave de papel no infinito e siga o som do bater de suas asas. E descubra o seu caminho para a cidade das dobraduras”.
 
Bonus track
 
A terceira-capa de A cidade das dobraduras contém um diagrama passo a passo que ensina a dobrar o tsuru que bate as asas, personagem presente no livro. Traz ainda um QR-Code que transporta os pequenos leitores (de todas as idades) para um vídeo em que Tereza Yamashita explica as etapas.
Acompanha a edição um exclusivo Papel Semente: um papel artesanal, ecológico e reciclado que recebe sementes de flores, hortaliças e temperos durante seu processo de fabricação.
 
Faixa etária
 
Voltado a crianças a partir de 9 anos, o que não impede que a leitura também seja recomendada para crianças menores, que realizem a leitura dos textos e imagens compartilhada com um adulto. Ou mesmo para nós, que somos bem maiores!
 
Sobre a autora
 
Tereza Yamashita nasceu em São Paulo, entre chuvas e arranha-céus. Adora brincar com as palavras (literatura), o papel (origami) e o barro (cerâmica). Em 2013 lançou o livro Mãos mágicas, pela SESI-SP Editora, vencedor do 58o Prêmio Jabuti na categoria Livro Digital. Em 2007 recebeu uma bolsa do Programa de Ação Cultural (ProAC), para escrever o livro Troca de pele, lançado pela editora Hedra em 2009. Tem outros livros publicados em coautoria, pelas editoras Saraiva-Atual, Scipione, Biruta e Manole.
Mantém o blog Abraços Dobrados, onde brinca com artes e literatura: yamashitatereza.wordpress.com
 
Sobre o ilustrador
 
Teo Adorno nasceu em Ribeirão Preto (SP), entre aves e árvores, sob o sol ardente. Adora as cores reluzentes e os traços que vão ao infinito. Já ilustrou vários livros para crianças e adultos. Adora filmes de animação, histórias em quadrinhos e gatos. E agora, graças à Tereza, passou a se interessar pela cultura japonesa. De Tereza Yamashita, também ilustrou o livro Poemanimais.
 
Apresentação
 
Origami é a arte japonesa de dobrar o papel
 
A dobradura de papel é uma arte milenar criativa e desafiadora, que perdura até os dias atuais.
Ela vem sendo divulgada no mundo inteiro pelos grandes mestres japoneses. Com o origami é fácil transformar uma simples folha de papel em mil coisas: pessoas, animais, flores e até objetos do dia a dia.
Ori significa dobrar e kami significa papel.
O origami está em minha vida desde que eu ainda era uma menina bochechuda, uma típica personagem de mangá.
Foi meu pai quem me ensinou a dobrar o meu primeiro origami: o tsuru. Também chamado de grou, o tsuru é a ave-símbolo da longevidade e da paz.
Aprender a dobrar um tsuru é como aprender a andar de bicicleta. Mesmo depois de muitos anos sem dobrar ou pedalar, você nunca esquece como faz.
Artistas, designers, estilistas, publicitários, arquitetos, engenheiros e matemáticos também estão usando a técnica do origami em suas criações. Hoje o origami já virou até arte urbana, na forma de grandes esculturas.
Abraços Dobrados e Mãos e Mente em Movimento!
Tereza Yamashita

Onde encontrar
 
Banca Tatuí
Rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília, São Paulo, SP

Don Quixote Livraria
Avenida Rio Branco, 1083, Praia do Canto, Vitória, ES

Livraria NoveSete
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo, SP
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 5E3211
• Quantidade mínima: 1
Veja também