O corvo (The Raven) (Edgar Allan Poe; Édouard Manet)

R$ 35,00
Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.

Poema de Edgar Allan Poe
Tradução de Fernando Pessoa
Litografias de Édouard Manet

Posfácio de Paulo Leminski
Edição bilíngue
Encadernação artesanal, formato 15 x 20 cm, 28 páginas
Embalado com envelope em papel vegetal
Papel Markatto Originale Crema 80 g/m2 (miolo), Color Plus Marrocos 240 g/m2 (capa)
Edições Barbatana, 2018
ISBN 978-85-64155-13-8
Barbatana#13
1a edição: 2018
Microtiragem

Esta edição bilíngue do poema O corvo, de Edgar Allan Poe, publicado originalmente em 1845, no jornal The New York Evening Mirror, é composta pela tradução para o português feita pelo poeta Fernando Pessoa, “ritmicamente conforme com o original” — como foi informado pela primeira publicação a lançar a versão pessoana, a Athena — Revista de Arte (Lisboa, 1924) —, e pelas seis litografias feitas pelo artista impressionista Édouard Manet para a edição francesa traduzida pelo poeta Stéphane Mallarmé e publicada por Richard Lesclide, Éditeur (Paris, 1875).
A título de Posfácio, encerra a edição o texto “Quem foi Edgar Allan Poe?”, do poeta Paulo Leminski, publicado pela primeira vez pela Editora Expressão (São Paulo, 1986).

Faixa etária

Voltado a leitores e leitoras jovens e adultos.

Sobre o autor

Edgar Allan Poe nasceu em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, em 19 de janeiro de 1809 e morreu em Baltmore, Maryland, também nos EUA, em 7 de outubro de 1849. Um dos maiores escritores norte-americanos, Poe publicou poesia e prosa, tendo se notabilizado por seus contos de mistério. Foi também ensaísta, editor e crítico literário. O poema O corvo é sua obra mais conhecida. Outras obras célebres são O assassinato da rua Morgue (1841), O Escaravelho de Ouro (1843), O gato preto (1843) e A filosofia da composição (1846); neste último, o escritor explica o processo de composição de O corvo.
Morreu em circunstâncias misteriosas, tendo sido encontrada nas ruas em estado de delírio, do qual não se restabeleceria, morrendo quatro dias depois.

Sobre o ilustrador

Édouard Manet nasceu em Paris, na França, em 23 de janeiro de 1842, cidade em que morreu em 30 de abril de 1883. Foi um dos mais importantes pintores e artistas gráficos franceses e esteve entre as figuras-chave da arte do século XIX, nome central do Impressionismo francês, embora ainda conserve traços realistas. Os jogos de luz e sombra o caracterizam.

Sobre o tradutor

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, Portugal, em 13 de junho de 1888, onde morreu em 30 de novembro de 1934. É um dos mais importantes poetas da língua portuguesa, tendo sido, também, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, editor, publicitário, crítico literário, empresário e correspondente comercial. Mais universal dentre os poetas da língua de Camões, tinha grande familiaridade com o inglês por ter sido educado numa escola irlandesa, quando morou na África do Sul. Como poeta, é muito conhecido por seus heterônimos: Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.

Sobre o autor do Posfácio

Paulo Leminski nasceu em Curitiba, no Paraná, em 24 de agosto de 1944, cidade em que morreu em 7 de junho de 1989. Além de ter sido um dos mais inventivos poetas brasileiros de sua geração, foi também crítico literário, tradutor, escritor de prosa e professor. Foi casado com a também poeta Alice Ruiz, com quem teve duas filhas, Áurea Alice Leminski e Estrela Ruiz Leminski, a quem agradecemos por terem autorizado a publicação do texto incluído nesta edição.

Onde encontrar

Banca Curva
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340, Vila Buarque, São Paulo, SP

Banca Tatuí
Rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília, São Paulo, SP

Livraria NoveSete
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo, SP

Saiu na imprensa

Mauricio Meirelles, Painel das Letras, Folha de S.Paulo. “Ilustração de Édouard Manet para o poema ‘O Corvo’, de Edgar Allan Poe, que será lançado pela editora Barbatana”. In: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mauricio-meireles/2017/03/1865527-contos-completos-de-dostoievski-com-ineditos-no-pais-chegam-as-livrarias.shtml?loggedpaywall>. 11 mar. 2017.

• Prazo para postagem:
• Código do produto: 56D05B
Veja também