Caderno alado (Cristina Porto)

R$ 38,00
R$ 22,80
. Comprar  
Textos e colagens de Cristina Porto
Ilustrações de Ricardo Costa

Brochura, formato 17 x 24 cm, 64 páginas
Papel offset 120 g/m2 (miolo), cartão duplex 250 g/m2 (capa)
Edições Barbatana, 2017
ISBN 978-85-64155-10-7
Barbatana#7
1a edição: jan. 2017
1a reimpressão: nov. 2018 Tiragem especial Minha Biblioteca 2018
1a reimpressão: nov. 2018

OBRA SELECIONADA PARA INTEGRAR O PROGRAMA MINHA BIBLIOTECA 2018, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, EM OUTUBRO DE 2018.

OBRA ALTAMENTE RECOMENDÁVEL FNLIJ 2018 PRODUÇÃO 2017 NA CATEGORIA INFORMATIVO.

SELECIONADA PARA INTEGRAR O "FNLIJ´s SELECTION OF BRAZILIAN WRITERS, ILUSTRATORS AND PUBLISHERS 2018", CATÁLOGO QUE A ENTIDADE PRODUZ ANUALMENTE PARA A FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLONHA.

Em seu novo livro, o primeiro de sua carreira em que também ilustra, a escritora Cristina Porto conta a história de 12 passarinhos que vão visitá-la em sua casa — onde nasceu e para onde voltou a morar anos depois —, no bairro do Infinito, em Tietê (SP): o bem-te-vi, o canário-da-terra-verdadeiro, a garça-branca-pequena, o joão-de-barro, o pardal, o periquitão-maracanã, o pica-pau-do-campo, a pipira-vermelha, o sabiá-laranjeira, a saíra-amarela, o sanhaçu-cinzento e o tico-tico.
Para cada um deles, há um texto com as informações principais do passarinho (características físicas, hábitos, onde aparece, dados biológicos, curiosidades), um poema, uma colagem feita por Cristina Porto e uma ilustração realista feita pelo ilustrador Ricardo Costa.
Tudo isso em linguagem divertida, apaixonada e sintonizada com a curiosidade infantil. Caderno alado é um título que agradará às crianças de todas as idades, tendo tanto função informativa e escolar, como lúdica e também prática, de manual: são passarinhos que podem ser facilmente avistados não só no campo, mas também nas cidades. O livro em mãos permitirá sua identificação.
 
Faixa etária

Voltado a crianças a partir de 7 anos, o que não impede que a leitura também seja recomendada para crianças menores, que realizem a leitura dos textos e imagens compartilhada com um adulto. Ou mesmo para nós, que somos bem maiores!

Sobre a autora

Cristina Porto é paulista de Tietê. Formou-se em Letras, pela Universidade de São Paulo. Desde o começo de sua carreira profissional, em 1971, sempre esteve ligada à criança: como professora de alfabetização, durante sete anos, em uma escola municipal da periferia de São Paulo; depois, como funcionária da Editora Abril, no departamento de publicações infantojuvenis, onde trabalhou para as revistas Recreio, Alegria e Corujoca, como colaboradora e editora; a partir de 1980, como escritora, estreando com o livro Se, será, Serafina?, editado pela Ática.
Entre 1981 e 1983, participou, como coordenadora geral, do projeto Taba: histórias e músicas brasileiras, criado e editado por Sonia Robatto e a equipe do estúdio que levava seu nome.
Depois disso, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura; tem, hoje, mais de 50 livros publicados por várias editoras, dentre os quais, os premiados Serafina e a criança que trabalha – prêmio de Melhor Livro Infantil Informativo, conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1996, e O diário escondido de Serafina (Ática) – prêmio de Melhor Livro Infantil, conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1997, ambos publicados pela Editora Ática.
 
Saiba mais sobre o livro

“Voltei à terra das raízes e virei semente. No tempo certo, no cio da minha terra, fecundei, germinei, deitei brotos, virei planta. Raízes de todo o sempre, galhos novos, novas folhas me encorparam, devagar, no ritmo da natureza. Agora, nas veias corre seiva, sangue verde, revigorado pelo húmus da terra. Novo ciclo, em tanta vida já vivida.
Espero as flores, depois os frutos e a chegada de novas sementes. O novo fruto custou mas chegou. Tive que passar por um novo tempo de maturação. Palavras já não faziam sentido diante das fantásticas imagens que eu via a cada dia com um novo olhar, uma nova luz, uma nova emoção. Era um verdadeiro mosaico de imagens! De repente, nem sei como, o papel foi para o papel: cortado, recortado, colado, sobreposto, encaixado... E então eu vi nessa composição “palavras” jorrando, aos borbotões.
Desse processo maravilhoso nasceu o Caderno alado: uma nova linguagem, um novo tratamento, um novo caminho. A passarada do meu Infinito tratada com amor, em prosa e verso, acompanhada da beleza especial das ilustrações de Ricardo Costa.
É só o primeiro fruto do novo ciclo.”
 
Apresentação

“Você entende o ‘passarinhês’?
Enquanto a menina Cristina Porto se balançava numa rede, em Tietê, fazia, sem perceber, um curso de tradução e interpretação da linguagem dos pássaros.
Ao longo dos anos ela foi se aprimorando na observação – olhos e ouvidos atentos – para nos traduzir, em palavras e colagens, neste livro, o que talvez o poeta Gonçalves Dias quis dizer com seu famoso verso:
 
Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá.
As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá.
 
Como vivem e o que dizem as nossas aves é o que você descobrirá!”
 
[BETH KLOCK é jornalista e também conversa com passarinhos.]

Onde encontrar

A Toca
Rua Delfim Moreira, 126, Centro, Juiz de Fora, MG

Arte & Letra
Alameda Dom Pedro II, 44, Batel, Curitiba, PR

Banca Curva
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340, Vila Buarque, São Paulo, SP

Banca Tatuí
Rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília, São Paulo, SP


Blooks

Blooks Niterói (Espaço Reserva Cultural)
Avenida Visconde de Rio Branco 880, lojas 102 e 103, Niterói, RJ

Blooks Rio de Janeiro (Espaço Itaú Cultural)
Praia de Botafogo, 316, lojas D-E, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

Blooks São Paulo (Shopping Frei Caneca)
Rua Frei Caneca, 569, 3 piso, Consolação, São Paulo, SP

Casa Plana
Rua Fradique Coutinho, 1139, Vila Madalena, São Paulo, SP

Don Quixote Livraria
Avenida Rio Branco, 1083, Praia do Canto, Vitória, ES

Faz de Conta Livraria
Livraria bicicleta normalmente estacionada na Escola Viva.
Rua Vahia de Abreu,
Vila Olímpia, São Paulo, SP

La Cucaracha Livraria
Rua Pascoal Bianco, 13, Pinheiros, São Paulo, SP

Letraria Livros
Rua Pequeno Príncipe, 441, Campeche, Florianópolis, SC

Livraria Argumento
Rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro, RJ

Livraria Barbante
Rua Saldanha Marinho, 1220, Centro, Curitiba, PR

Livraria Casa de Livros
Rua Capitão Otávio Machado, 259, Chácara Santo Antônio, São Paulo, SP

Livraria Estranha
Rua Tenente Silveira, loja 305, 3º andar do Edifício Parthenon, Centro, Florianópolis, SC

Livraria da Vila

Fradique
Rua Fradique Coutinho, 915
Pinheiros
São Paulo

Lorena
Alameda Lorena, 1731
Jardim Paulista
São Paulo

Moema
Av. Moema, 493
Moema
São Paulo

Shopping JK Iguatemi
Av. Juscelino Kubitschek, 2041
Loja 335/336 - Piso 2
Itaim Bibi
São Paulo

Shopping Pátio Higienópolis
Av. Higienópolis, 618
Loja 2009/2010/2011 - Piso Pacaembu
Higienópolis
São Paulo

Livraria Martins Fontes Paulista
Avenida Paulista, 509, Jardim Paulista, São Paulo, SP

Livraria NoveSete
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo, SP

Livraria Simples
Rua Rocha, 259, Bela Vista, São Paulo, SP

Livraria Zaccara
Rua Cardoso de Almeida, 1356, Perdizes, São Paulo, SP


Loplop Livros 
Avenida Professor Alfonso Bovero, 1119, sobreloja, Sumaré, São Paulo, SP

Pousada da Fazenda 
Rua Joaquim de Oliveira, s/n, Monte Alegre do Sul, SP

Rizoma móvel
Ônibus livraria independente
Para saber onde ele está: https://www.facebook.com/rizomalivros/

Amazon
http://a.co/bnKhmtU

Distinção

Catálogo FNLIJ para Feira de Bolonha 2018. "Caderno alado". In: http://www.fnlij.org.br/site/publicacoes-em-pdf/catalogos-de-bolonha/item/932-cat%C3%A1logo-fnlij-para-feira-de-bolonha-2018.html; p. 51.

Saiu na imprensa

Listão, Revista 451. "Literatura infantojuvenil/Caderno alado". In: https://www.quatrocincoum.com.br/br/listao/literatura-infantojuvenil. 5 set. 2017.

BancaTuber, Banca Tatuí. “Caderno alado”. In: https://www.facebook.com/bancatatui/videos/1242481372545240/. 27 jun. 2017.

Simone Magno, O blog da Simone Magno. "Livro lista de forma lúdica histórias de 12 passarinhos". In: https://oblogdasimonemagno.com/2017/04/17/livro-lista-de-forma-ludica-historias-de-12-passarinhos/. 17 abr. 2017.

Maria Carolina Cristiani, Revista Recreio. “Recreio para Pais: novidades em livros”. In: http://recreio.uol.com.br/noticias/videos/recreio-para-pais-novidades-em-livros.phtml#.WNvAlPnyvIU. 8 mar. 2017.

Maria Fernanda Rodrigues e Ubiratan Brasil, Blog Babel, O Estado de S. Paulo. “Visitantes cantantes”. In: http://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/nova-editora-vai-explorar-personagens-transgressores/. 11 fev. 2017.

Ilan Brenman, Conversa de pai: livros para nossas crianças, Rádio CBN São Paulo. “'Caderno alado' apresenta pássaros em prosa e verso”. In: http://cbn.globoradio.globo.com/default.htm?url=/media/audio/60708/caderno-alado-apresenta-passaros-em-prosa-e-verso.htm10 fev. 2017.

Redação, Publishnews. “Cristina Porto lança livro na livraria NoveSete”. In: http://www.publishnews.com.br/materias/2017/02/01/cristina-porto-lanca-livro-na-livraria-novesete8 fev. 2017.

Marcos Losnak, Leiturinha, Folha de Londrina. “Habitantes do céu”. In: http://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/leiturinha-habitantes-do-ceu-969546.html7 fev. 2017.

Rosa Maria Miguel Fontes, Blog Conta Uma História. “Caderno alado: a passarada do Infinito em prosa e verso”. In: http://contaumahistoria.com.br/2017/02/caderno-alado-a-passarada-do-infinito-em-prosa-e-verso/6 fev. 2017.

Adriana Martins, Programa da Hora, Órion TV. Entrevista com Cristina Porto. In: https://www.facebook.com/oriontvtiete/videos/1458114427574155/1 fev. 2017.

Aldo Brasil, Blog do Aldo: Viajando no Mundo das Letrinhas. “A passarada em prosa e verso”. In: http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/2017/01/30/a-passarada-em-prosa-e-verso/?topo=84%2C2%2C18%2C%2C%2C8430 jan. 2017.

J. B. Novare, Bookeiro.com Para Quem Ama Livros. “Renomada escritora paulista, Cristina Porto lança seu mais novo livro infantil em Tietê-SP”. In: http://www.bookeiro.com/2017/01/renomada-escritora-paulista-cristina.html28 jan. 2017.

Redação, Nossa Folha. “Escritora Cristina Porto lança 'Caderno Alado'”. In: http://docplayer.com.br/39943652-Nossa-folha-sexta-feira-27-de-janeiro-de-ano-57-no-r-2-50-jornalnossafolha-com-br-em-cerquilho-quadrilha-tenta-roubar-r-60-mil.html27 jan. 2017; p. 14.

Marian Trigueiros, No Meu Tempo de Escola, Folha de Londrina. “Uma vida na literatura”. In: http://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/no-meu-tempo-de-escola-uma-vida-na-literatura-971735.html7 mar. 2017.
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 3FDD23
• Quantidade mínima: 1
Veja também